Interface "drag and drop"​ para construção de gráficos no R

A linguagem R possui excelentes recursos para uma boa análise descritiva, principalmente quando o assunto é visualização de dados. No entanto, a necessidade de digitar algumas linhas de código para conseguir plotar determinado gráfico pode complicar o trabalho de quem ainda não tem tanta fluência com a linguagem, pois convenhamos que interromper toda hora a nossa linha de raciocínio para pesquisar “como fazer” atrapalha um pouco.

O ggplot2 é um excelente pacote para visualização de dados, inclusive publiquei este post sobre ele, porém é necessário um pouco de prática até adquirir fluência para redigir suas linhas de código e, consequentemente, plotar os visuais desejados, entretanto, o pacote esquisse pode tornar a nossa vida um pouco mais fácil.

De acordo com a documentação do pacote, o esquisse é um add-in que nos permite explorar interativamente os dados, visualizando-os com o pacote ggplot2. Em outras palavras, ao invés de digitar linhas de código, basicamente o que precisamos é arrastar a soltar as variavés e pronto, o gráfico está construído!

Vamos ver como esta mágica funciona.

Relacionados